Vários policiais foram mortos neste domingo (17) em Baton Rouge e foram levados para o hospital, informou o porta-voz da polícia Don Coppola ao canal de TV WAFB, citado pela Reuters.
"Nós sentimos que agora o local está controlado", disse.
A polícia de Baton Rouge informou que menos três policiais foram mortos no tiroteio e outros quatro ficam feridos.
-Live Images- Pictures emerging of heavily armed police officials in #BatonRouge #Luisiana More follows. pic.twitter.com/CSmJYLMjeX
— BB12 And World News (@BB12NewsEditors) 17 июля 2016 г.
Os acontecimentos se desenrolaram apenas uma semana após o FBI emitir um aviso aos policiais sobre a possibilidade de ameaça em Baton Rouge. O documento previa possíveis ações entre 8 e 10 de julho, mas também foram emitidos alertas adicionais de que ativistas radicais poderiam atacar agentes da polícia.
FBI issued a warning that there would be a Purge against police officers..... Bad Bad Bad move.
— mikey (@im_that_guy_11) 9 июля 2016 г.
O presumível atirador foi morto durante a operação policial, divulgou o canal de TV NBC, mas nenhumas das informações foram confirmadas oficialmente até o momento.
MORE: Active shooter situation unfolding in #BatonRouge https://t.co/0TeqOHNhDD pic.twitter.com/PotvhlF5Qs
— RT America (@RT_America) 17 июля 2016 г.
Além disso, em uma das manifestações em Dallas um atirador abriu fogo contra policiais brancos em ato de protesto, matando um deles.
Na última semana manifestantes pacíficos participantes de uma ação do grupo Black Lives Matter foram agredidos por policiais, que prenderam indivíduos simplesmente por filmarem os protestos causando renovada indignação em todo o país.
Power to the Women on the front lines.
— The People's Summit (@pplsummit) 10 июля 2016 г.
[Photo: Jonathan Bachman of Reuters from the #BLM protests in #BatonRouge.] pic.twitter.com/kW9fhIOCAl
A situação começou se deteriorando quando um grupo que se intitula como o New Black Panther Party começou protestando com armas a mão. A presença de ativistas radicais que se manifestavam em prol do uso das armas agravou a crise ainda mais. As redes sociais se encheram com manifestações radicais e raciais em resposta à brutalidade nas ruas norte-americanas.
Ray Albers "resigned" after pointing rifle &threatening protesters in #Ferguson. What about this #BatonRouge cop? pic.twitter.com/Dun2WfI5Pa
— ChuckModi (@ChuckModi1) 10 июля 2016 г.
O New Black Panther Party foi identificado pelo Centro Legal da Pobreza do Sul (Southern Poverty Law Center) como um grupo de ódio nacionalista negro e é considerado muito mais radical do que sua contraparte pacífica Black Lives Matter.
— JFab™ (@JFabtm) 17 июля 2016 г.