Anteriormente, foi relatado que a chefe do centro de vigilância de vídeo em Nice, Sandra Bertin, acusou o Ministério do Interior de um representante do Ministério ter exigido que ela falsificasse um relatório sobre os acontecimentos na cidade naquela noite. O ministro do Interior Bernard Kaznev negou as acusações e anunciou sua intenção de abrir um processo por difamação contra Bertin.
De acordo com Bertin, “no seu escritório esteve um comissário da Polícia que tinha sido enviado do Ministério pedindo detalhes sobre as câmeras de vigilância” na cidade na noite do atentado. Ela divulgou esta informação ao canal francês France 2.
Na noite de 14 para 15 de julho de 2016 na cidade francesa de Nice, um caminhão atropelou uma multidão de pessoas que olharam nos fogos de artifício em homenagem ao feriado nacional da França – o Dia da Tomada da Bastilha. O motorista conduziu o veículo de modo a atropelar o máximo de pessoas. Segundo testemunhas, o caminhão, sem acionar os freios e realizando ziguezagues, atropelou os transeuntes por, aproximadamente, dois quilômetros, matando mais de 80 pessoas.