"Já terminou a primeira fase, os testes de motores do avião PD-14. Espero que, se formos bem sucedidos, em 2016-2017 terminemos todos os testes e em 2018 começaremos a produção em massa", disse Chemezov.
A empresa Technodinamica (parte da Rostec), especializada em fabrico e manutenção de motores de aeronaves, vai desenvolver até o final deste ano o motor para a aeronave MC-21, diz o comunicado da empresa.
Revelan cuándo empezará la fabricación en serie del nuevo avión ruso #MS21 https://t.co/uHhcQDrnkY pic.twitter.com/ft1z40ILdf
— Sputnik Mundo (@SputnikMundo) 2 августа 2016 г.
Serão também desenvolvidos três diferentes motores elétricos para os sistemas auxiliares do avião MC-21. Todos os três vão ter uma vida útil de 30 anos.
O primeiro voo do MC-21-300 está previsto para dezembro de 2016 ou fevereiro de 2017. A primeira entrega da aeronave a clientes está prevista para o final de 2018.
A família de aeronaves MC-21 pertence ao segmento mais amplo do mercado mundial de aviação. Ela inclui dois modelos: o MC-21-200, projetado para transportar de 132 a 165 passageiros, e o MC-21-300, capaz de levar a bordo de 163 a 211 passageiros. Há que lembrar que as peças e fuselagens para o avião serão produzidas em uma fábrica no estado do Paraná.
De acordo com o presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), Adalberto Netto, o centro de produção de peças de aviões será construído em Maringá.
De acordo com a APD, a Irkut Corporation está expandindo os seus negócios e a instalação de uma unidade no Brasil é estratégica para a entrada nos mercados da região.