Euro-nervos: Corrente Turca pode fortalecer posições russas

© Sputnik / Alexey Kudenko / Acessar o banco de imagensConstrução de gasoduto.
Construção de gasoduto. - Sputnik Brasil
Nos siga no
As recentes declarações de Moscou e Ancara sobre a possível renovação do projeto de gasoduto Corrente Turca causam inquietação na União Europeia, informou a Reuters.

A agência, citando altos funcionários diplomáticos, informou que Bruxelas acredita que o novo gasoduto fortalecerá as posições de Moscou.

Os diplomatas europeus são de opinião que, após o lançamento do gasoduto, a Ucrânia deixará de ser o principal país de trânsito de gás para a Europa, aumentando assim a dependência dos recursos energéticos russos.

"A nova amizade entre a Turquia e a Rússia pode vir a ser um problema se a Rússia tentar substituir a Ucrânia pela Turquia," comentou à Reuters uma alta fonte diplomática na UE, que preferiu manter o anonimato.

Construção de gasoduto em Sochi (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Rússia e Turquia discutem a construção de duas linhas da Corrente Turca
É neste contexto que a União Europeia acompanhará a próxima reunião entre os líderes dos dois países — Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan. 

Lembramos que em dezembro de 2014, após o derrube pela Força Aérea da Turquia de um avião Su-24 russo, a Rússia desistiu do projeto de gasoduto, que deveria ligar a Rússia e a Turquia através de uma conduta submarina no Mar Negro. O projeto pode agora ser reativado.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала