Por que 'os países imperialistas' estão contra a cooperação russo-turca?

© Sputnik / Aleksei Nikolsky / Acessar o banco de imagensPresidente da Rússia Vladimir Putin e presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan, novembro de 2013
Presidente da Rússia Vladimir Putin e presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan, novembro de 2013 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A cooperação entre a Rússia e a Turquia e suas ações conjuntas permitem resolver a crise síria, bem como muitas outras questões.

O Presidente russo Vladimir Putin e seu homólogo turco Recep Tayyip Erdogan - Sputnik Brasil
Erdogan vai à Rússia na tentativa de melhorar relações com a Turquia
O tenente-general da Força Aérea da Turquia Erdogan Karakus disse, numa entrevista à Sputnik Turquia, que o próximo encontro entre Erdogan e Putin é um marco muito importante nas relações entre os dois países.

O especialista considera que o tempo e a situação atual demandam um nível avançado de cooperação entre a Rússia e a Turquia. Ao mesmo tempo, "é evidente que uma série de países imperialistas não está interessada no melhoramento das relações entre a Rússia e a Turquia. <…> O Ocidente, especialmente os EUA, está preocupado por causa do melhoramento das relações russo-turcas", afirma o especialista.

"O próximo encontro em São Petersburgo [entre Putin e Erdogan] é muito importante para a Turquia, bem como para a Federação da Rússia. É importante para o Oriente Médio. Na vida atual este encontro cria um obstáculo para realização do projeto do ‘Grande Oriente Médio’, que foi elaborado pelos países ocidentais", disse Erdogan Karakus.

Reunião entre Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan - Sputnik Brasil
Financial Times: próxima reunião entre Putin e Erdogan preocupa Ocidente
O governo turco percebeu bem que atrás de tentativa de golpe militar na Turquia está o Ocidente, isto foi dito pelo próprio presidente Recep Tayyip Erdogan e, neste contexto, a cooperação com a Rússia se torna cada vez mais importante. O especialista pensa que agora não é possível impedir o desenvolvimento positivo das relações russo-turcas, que agora nos esperam tempos unidos de união e amizade.

A cooperação crescente entre a Rússia e a Turquia deve abranger e esfera de segurança – os problemas de segurança devem mesmo se tornar nas principais questões de cooperação bilateral, segundo o especialista.

"Precisamos de esforços conjuntos para apagar o fogo do ‘Grande Oriente Médio’ que foi aceso pelo Ocidente. Se não se fizer isso, nem na Síria, nem no Iraque, nem em qualquer outro lugar será garantida a estabilidade", disse.

Neste contexto, o especialista julga que a cooperação regional entre a Rússia e Turquia na área de segurança tem a maior importância para poder impedir os planos ocidentais.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала