O especialista considera que o tempo e a situação atual demandam um nível avançado de cooperação entre a Rússia e a Turquia. Ao mesmo tempo, "é evidente que uma série de países imperialistas não está interessada no melhoramento das relações entre a Rússia e a Turquia. <…> O Ocidente, especialmente os EUA, está preocupado por causa do melhoramento das relações russo-turcas", afirma o especialista.
"O próximo encontro em São Petersburgo [entre Putin e Erdogan] é muito importante para a Turquia, bem como para a Federação da Rússia. É importante para o Oriente Médio. Na vida atual este encontro cria um obstáculo para realização do projeto do ‘Grande Oriente Médio’, que foi elaborado pelos países ocidentais", disse Erdogan Karakus.
A cooperação crescente entre a Rússia e a Turquia deve abranger e esfera de segurança – os problemas de segurança devem mesmo se tornar nas principais questões de cooperação bilateral, segundo o especialista.
"Precisamos de esforços conjuntos para apagar o fogo do ‘Grande Oriente Médio’ que foi aceso pelo Ocidente. Se não se fizer isso, nem na Síria, nem no Iraque, nem em qualquer outro lugar será garantida a estabilidade", disse.
Neste contexto, o especialista julga que a cooperação regional entre a Rússia e Turquia na área de segurança tem a maior importância para poder impedir os planos ocidentais.