O analista do portal de notícias IranianPolicy.net e especialista em relações russo-iranianas Sajjad Tayeri disse que a cúpula em Baku, capital do Azerbaijão, é um evento histórico.
"Neste encontro foi discutido o assunto do mar Cáspio, a decisão sobre cujo estatuto, infelizmente, tem estado adiada por muito tempo", disse.
O especialista afirmou que muitos países têm acesso aos recursos do mar Cáspio, mas a parte do Irã ainda não foi determinada. É claro que através do território iraniano podem ser transportados recursos do mar Cáspio para o golfo Pérsico.
"<…> O Irã é o país mais seguro. O trânsito de recursos energéticos não está ligado a quaisquer riscos", sublinhou.
A cooperação com a Rússia e o Azerbaijão na área de trânsito do gás é necessária para o Irã. A elaboração de uma estratégia comum à Rússia e ao Irã assegura a necessidade de reforçar a cooperação, não somente na política, mas também na economia.
Na cúpula, as partes também confirmaram que o projeto do corredor de transporte internacional Norte-Sul será realizado em breve. Este projeto é destinado a juntar a Europa do Norte com a Ásia do Sul. O projeto é a junção de caminhos rodoviários do Azerbaijão, Irã e Rússia.
O especialista prevê um futuro próspero para este projeto, apesar do fato de que ele exige muitas despesas. Mas as partes têm a vontade política. Entretanto, muito depende da situação no Oriente Médio e da regularização de crises. A realização do projeto pode se iniciar já no próximo ano, mas também pode ser adiada por alguns anos.