Depois do encontro dos líderes dos dois países que se realizou pela primeira vez após a crise nas relações bilaterais o presidente turco Recep Tayyip Erdogan declarou que o país tenciona cooperar com a Rússia na área industrial.
"A Turquia é um aliado valioso na OTAN. Não comentamos o encontro, mas como repetidamente disse o secretário-geral da OTAN, é importante para a OTAN manter abertos canais de comunicações com a Rússia", disse o representante da aliança que preferiu ficar anônimo.
O artigo na publicação Politico expressa a opinião de que a Turquia, como importante membro da OTAN seria mais útil para a Rússia do que ser um "satélite russo".
Segundo as informações, um dos resultados do encontro entre Erdogan e o presidente da Rússia Vladimir Putin foi o acordo sobre a construção do gasoduto Turkish Stream (Corrente Turca).
Segundo a Politico, o fato de a Turquia ter concedido o estatuto de "investimento estratégico" ao projeto do gasoduto Turkish Stream é uma grande concessão à Rússia. Que. Na área militar, afirma a publicação, trata-se de compra pela Turquia de sistemas de defesa antiaérea russos.