"A reunião entre o primeiro-ministro português e representantes do ministério das Emergências decorreu na cidade de Leiria. Ele agradeceu à Rússia pela ajuda e elogiou o trabalho realizado pelos bombeiros russos", informou o porta-voz do ministério.
Segundo a entidade, dois aviões russos lançaram mais de 200 toneladas métricas de água nos locais atingidos pelo incêndio florestal, totalizando 17 despejos.
Além da Rússia, palavras de agradecimento também foram expressas às equipes de combate a incêndio da Itália e do Marrocos.
A aeronave Beriev Be-200 é destinada ao combate a incêndios, missões de busca, patrulhamento marítimo e transporte de passageiros e carga, sendo considerada uma das aeronaves mais eficientes do mundo. Os modelos são capazes de levar a bordo até 12,5 toneladas métricas de água em poucos segundos para despejo da água sobre locais atingidos por chamas.
Portugal enfrenta incêndios com frequência, mas desta vez as temperaturas alcançaram 35 graus Celsius. Além de Portugal, a cidade de Funchal na ilha da Madeira também foi alvo das chamas.
Anteriormente, em 2013 grandes áreas florestais do país foram alvos de incêndio.