Falando sobre a perspectiva de fechamento da fronteira turco-síria, Karasar salientou que não é fácil fazer a fronteira turco-síria completamente impenetrável. Mas agora atravessar a fronteira não será tão fácil como foi em anos anteriores, e a vigilância deste processo será reforçada.
De acordo com Karasar, a Turquia não vai tomar a iniciativa de abrir a base de Incirlik às aeronaves da Rússia para realização de operações antiterroristas na Síria. O cientista político não acha que a Rússia vá mesmo sentir necessidade disso. É pouco provável que essa questão seja discutida seriamente, disse Hasan Ali Karasar em uma entrevista à Sputnik Turquia.
O ex-chefe do Departamento do Serviço de Inteligência da Turquia Ismail Hakki Pekin, por seu lado, julga que não há nada de bom no armazenamento dessas armas.
Segundo ele, a instalação de armas nucleares no território do país foi um passo para garantir a segurança do Ocidente, não a da Turquia. Porque essas armas estão sob controle total da América. Elas estão aqui para ser usadas pelos militares dos EUA, em vez das forças armadas turcas. Por isso, acredita que a presença de um número tão grande de armas nucleares constitui uma ameaça para a segurança da própria Turquia.