"Em Portugal, tanto na parte continental, quanto na ilha de Madeira, graças à ação coordenada do grupo aéreo internacional, que inclui aviões russos Be-200, e do corpo local de bombeiros, o número de incêndios florestais diminuiu consideravelmente. Os pilotos russos mostram alta eficácia na localização de grandes focos de incêndios e na extinção de fogos isolados", diz o comunicado do Ministério.
Para além dos aviões russos, participam do combate aos fogos florestais aeronaves espanholas, italianas e marroquinas.
"No total, dois aviões russos lançaram 444 toneladas de água sobre áreas a arder, liquidaram 4 focos de incêndio, protegeram do fogo 4 povoados e 2 parques nacionais em Portugal", informa o Ministério russo para Situações da Emergência.
A ajuda a Portugal no combate a incêndios é realizada por determinação do governo da Rússia e em conformidade com o pedido do lado português.
Nas zonas de emergência, foi realizada a evacuação de moradores e turistas. Muitos foram encaminhados a hospitais. Nos incêndios, já morreram três pessoas e uma está desaparecida. O fogo destruiu cerca de 30 edifícios, incluindo três hotéis.