Antes a mídia turca, citando fontes militares, tinha anunciado que essa ofensiva não podia ser considerada como uma operação terrestre. Foi informado que o objetivo das forças turcas e tropas da coalizão é abrir um corredor para as forças da oposição moderada para livrar Jarablus dos terroristas.
"De manhã, 25 tanques entraram na povoação de Al-Kheselie, situada a seis quilômetros a oeste de Jarablus, a cidade foi bombardeada por tanques, artilharia e aviação… Neste ataque também participaram membros de grupos islamistas, como a Frente al-Nusra, Ahrar al-Sham, Sultan Murad, Harakat Nour al-Din al-Zenki e Jaish al-Fatah", informou Osman.
Em março foi anunciada a criação da região federativa de Rojava e Síria do Norte. Damasco considerou essa iniciativa como ilegítima, enquanto a comunidade internacional, incluindo a Rússia e os EUA – um passo precipitado.
De acordo com o ministro de Estado para a Reconciliação Nacional da Síria, Ali Haidar, a estrutura federativa não permitirá restabelecer a unidade na Síria.