Porém, estes dados foram desmentidos por Oleksandr Kotsiuba, presidente da Antonov. Segundo ele, o único avião no mundo desta classe não foi vendido. O que foi acordado foi vender aos chineses um An-225 que ainda não está finalizado.
A informação foi comentada pelo especialista em questões militares Vasily Kashin em exclusivo para a agência Sputnik.
A notícia sobre o acordo-quadro fechado entre a Antonov e a empresa China Airspace não é algo excepcional, pois a China costuma comprar tecnologias militares na Ucrânia através de empresas intermediárias.
De acordo com a mídia chinesa, em 30 de agosto a China Airspace assinou um acordo-quadro com o governo da cidade chinesa de Liuzhou e a empresa Antonov que prevê a construção de uma base para produção do An-225 a partir de 2019, bem como a transferência dos direitos de propriedade para a fabricação do An-225.
Contudo, a produção em série deste avião complexo é uma tarefa extremamente difícil até para os líderes nessa área – tais como AVIC ou Boeing, ou OAK russa. Outra grande questão é a fabricação de motores, processo que vai requerer muito tempo.
Já há muito tempo que a China tem cooperado com a estatal Antonov. A empresa ucraniana desempenhou um importante papel na modernização dos aviões de transporte Y-8, Y-9 e Y-20.
O avião gigante An-225 Mriya ("sonho", em ucraniano) foi construído na Ucrânia durante os tempos soviéticos e hoje existe somente um só exemplar.
O An-225 foi desenvolvido ainda na URSS com o objetivo de ser uma componente importante do programa espacial soviético.