Vários relatos da mídia local, entretanto, afirmam que a corrupção foi um fator determinante na tragédia, e que o subsídio financeiro à família tinha sido cancelado porque ela não havia subornado os funcionários locais.
Segundo a polícia da província noroeste chinesa de Gansu, Yang assassinou com um machado suas três filhas, com idades de 6, 5 e 3 anos, bem como seu filho, de 5, e se matou em seguida bebendo pesticidas. Seu marido, Li Keying, se envenenou duas semanas mais tarde, após os funerais.
A situação "reflete exatamente a realidade dolorosa da extensão da pobreza na China", escreveu por sua vez Xiang Songzuo, economista-chefe do Banco Agrícola da China, em sua própria conta na rede social.
"De um lado estão os funcionários corruptos desviando centenas de milhões em cada turno e os ricos gastando milhares todos os dias, lutando para comparar quem pode gastar mais, enquanto do outro lado estão aqueles em situação de tamanha pobreza que perdem a esperança de viver".
Yang, Li e seus quatro filhos moravam com a avó e o pai de Yang em um pequeno casebre com piso de terra e seus bens mais valiosos eram três vacas e 12 frangos, segundo relata o jornal China Youth Daily.
Yang ainda estava viva e conseguia falar quando sua avó a encontrou deitada na grama, ao lado de uma garrafa vazia de pesticidas, vestígios de sangue e os corpos de seus quatro filhos. Ainda de acordo com a publicação, a mulher foi levada para um hospital local e, embora não tenha chegado a recusar o tratamento, não parou de repetir uma única frase: "não me salvem".
Em muitos casos, principalmente em áreas rurais remotas como Agushan, onde faltam os recursos para que o governo garanta o cumprimento rigoroso da lei, as famílias não raro acabam tendo mais filhos do que o permitido.
O crescimento relativamente recente da China elevou o país ao status de segunda maior economia do mundo, mas a desigualdade permanece avassaladora. Segundo estatísticas levantadas pelo Global Times, 70 milhões de chineses vivem atualmente abaixo da linha da pobreza, principalmente nas áreas rurais.