A revista norte-americana The National Interest compilou uma lista de "grandes perguntas" sobre o futuro da Síria.
A trégua será observada?
Quem vai monitorizar o cumprimento dos acordos?
Supostamente o exército do governo e as forças de oposição retirarão suas tropas para garantir uma zona desmilitarizada para a passagem de missões humanitárias. O monitoramento durante a retirada das armas deverá ser realizado, mas nenhum órgão ou organização que opera no país assumiu esta função. Esta é uma pergunta muito importante, porque as organizações humanitárias devem estar confiantes na sua segurança trabalhando na Síria, nota a revista norte-americana.
Como será realizada a operação conjunta russo-americana?
"É significativo o fato de que a Rússia e os Estados Unidos às vezes não concordam na definição dos alvos a atacar", escreve o autor do artigo.
Haverá separação entre a "oposição moderada" e a Jabhat Fatah al-Sham?
Segundo a The National Interest, se os terroristas continuarem operando no mesmo espaço que as forças da chamada oposição moderada, o acordo entre os EUA e a Rússia será invalidado. Se as forças da oposição não cortarem os laços com os terroristas, será mais difícil culpar a Rússia de destruição da "oposição não-extremista".
O que acontecerá na Síria, quando a violência acabar?
"Se o acordo de cessar-fogo russo-americano funcionar perfeitamente, o nível de violência na verdade diminuirá. Seria um êxito incrível. <…> Assad irá bloquear todos os mecanismos de transferência de poder, e a oposição não vai ouvir qualquer proposta que mantenha Assad como presidente. Se estes pontos não forem alterados, o processo de paz entrará em colapso novamente", conclui o artigo.