Eleições da Duma neste domingo serão termômetro da popularidade de Putin para 2018

© Sputnik / Ramil Sitdikov / Acessar o banco de imagensEm 22 de junho de 2016, o presidente russo Vladimir Putin participou da sessão plenária da Duma de Estado da Federação da Rússia
Em 22 de junho de 2016, o presidente russo Vladimir Putin participou da sessão plenária da Duma de Estado da Federação da Rússia - Sputnik Brasil
Nos siga no
Em questão de horas, os russos vão às urnas para decidir quem eles querem para representá-los na Duma (câmara baixa do Parlamento russo). Analistas internacionais prometem acompanhar a votação de domingo para ver se a popularidade do presidente Vladimir Putin continua forte às vésperas da eleição presidencial de 2018.

Sessão na Duma de Estado (câmara baixa do parlamento russo), Moscou, Rússia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Eleitores da Rússia poderão eleger no Rio de Janeiro os deputados da Duma Estatal russa
O partido Rússia Unida, liderado pelo primeiro-ministro Dmitry Medvedev, atualmente detém 238 de 450 assentos da Duma e controla os mais de 80 parlamentos regionais, refletindo a alta popularidade do seu “porta-bandeiras” Vladimir Putin, que goza de um índice de aprovação de 83% entre os eleitores russos.

Políticos da oposição afirmam que não receberam um tratamento justo nas eleições iminentes, argumentando que não são bem recebidos pelos meios de comunicação nacionais e sugerindo que lutam para obter o tempo de televisão necessário para avançar, fazendo alguns paralelos com os candidatos americanos de partidos terceiros que não têm acesso não apenas à mídia, mas também aos debates. 

Apatia?

Os russos parecem conhecer bem seus candidatos e são fortemente engajados nas eleições, com taxas de comparecimento historicamente niveladas em 60%. Mais de 65 milhões de eleitores são esperados nas urnas amanhã, embora algumas pesquisas de opinião recentes mostrem níveis de apatia mais elevados do que o normal, o que pode levar a um resultado inesperado.

Presidente da Rússia Vladimir Putin presta juramento durante a cerimonia de inauguração, Kremlin, Moscou, Rússia - Sputnik Brasil
Jornalista explica popularidade de Putin na Rússia
Com a eleição parlamentar vista como um ensaio geral para a corrida presidencial de 2018, e com Putin ainda avaliando se tentará um quarto mandato, parece haver bem mais em jogo na votação deste domingo para os russos, apesar da possível apatia eleitoral.

O Kremlin também abriu as eleições da Duma aos observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e alterou o processo eleitoral para um sistema mais antigo, que permite aos eleitores selecionar candidatos individuais, com apenas metade das escolhas parlamentares sendo retiradas de listas partidárias.

No geral, as sondagens mostram que os russos continuam apoiando o seu governo e o partido governante Rússia Unida, apesar de uma crise econômica liderada pela queda livre dos preços do petróleo, e apesar das sanções ocidentais impostas contra o país devido à crise na Ucrânia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала