Suécia dá o alerta devido a 'espionagem russa'

CC BY 2.0 / Hakan Dahlstrom / Regementets Dag 2014Soldados suecos durante treinamentos (foto de arquivo)
Soldados suecos durante treinamentos (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Enquanto as relações russo-suecas atingem o seu nível mais baixo, Estocolmo intensificou as suas atividades militares na região báltica. A razão será a alegada "agressão" russa e espionagem. O Exército sueco teria sido colocado em estado e alerta no meio de alegados incidentes de espionagem.

Swedish flag - Sputnik Brasil
Primeiro-ministro da Suécia: não há ameaça direta por parte da Rússia
Recentemente a Região Militar Norte da Suécia foi marcada por uma série de incidentes ligados à espionagem russa, informou a emissora nacional da Suécia, SVT

"Todas as semanas recebo mensagens sobre operações de espionagem de pequenas e grande escala", afirma Mikael Frisell, chefe da Região Militar Norte. "Durante exercícios aéreos Ace, no condado de Norrbotten, recebi uma nota <…> que um militar foi contatado, mas não posso dizer mais".

Segundo o ministro da Defesa do país, Peter Hultqvist, a espionagem russa não é uma surpresa e a Suécia deve estar preparada.

"A Rússia é um dos países que foi identificado como participante das atividades de espionagem continuadas. Isso não é uma notícia", disse Hultqvist ao SVT recusando de comentar casos concretos.

Bandeira da Suécia - Sputnik Brasil
Paranoia? Suécia fala sobre ameaça 'secreta' por parte da Rússia
Na opinião do professor do Colégio Nacional de Defesa, Tomas Ries, esta é uma nova tática russa para mostrar a sua força.

"As autoridades finlandesas disseram <…> que os russos se tornaram extremamente descarados. Não são tão tímidos como no passado e querem provar que são fortes e perigosos e querem que todos os respeitem", disse.

Na semana passada, representantes das Forças Armadas da Suécia disseram que desconhecidos se teriam aproximado de soldados suecos durante os exercícios na ilha de Gotlândia.

"Várias pessoas chegaram em carros com placas de identificação estrangeiras e perguntaram várias coisas sobre as operações", disse o coronel-tenente Hans Hakansson ao SVT.

Panorama da ilha sueca de Gotlândia - Sputnik Brasil
Suécia recomendada a aderir à OTAN para não deixar à Rússia 'alugar' Gotlândia
Na semana passada, as Forças Armadas do país organizaram uma linha telefônica por meio da qual cidadãos suecos podem comunicar casos suspeitos em áreas militares sob proteção especial.

Ao mesmo tempo, as autoridades suecas destinaram mais $53 milhões para a aquisição de novas armas. A Suécia planeja adquirir sistemas de artilharia autopropulsada Archer, a serem instalados na ilha de Gotlândia. Tudo isto por causa de receios da suposta "ameaça russa".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала