Daesh fortifica posições para tentar resistir à ofensiva das forças iraquianas em Mossul

© AP Photo / ArquivoMilitantes do Daesh em um veículo das forças de segurança do Iraque (Mossul, junho de 2014)
Militantes do Daesh em um veículo das forças de segurança do Iraque (Mossul, junho de 2014) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Daesh (autodenominado Estado Islâmico) está fortificando suas posições na cidade iraquiana de Mossul para se preparar para a ofensiva anunciada das Forças de Segurança do Iraque, segundo informou nesta sexta-feira (23) o porta-voz da operação Resolução Inerente, coronel John Dorrian, em entrevista coletiva.

"Eles construíram defesas intrincadas lá [em Mossul]", disse o oficial. "Essencialmente, eles construíram um inferno na Terra em torno de si, e eles vão estar nele quando as Forças de Segurança iraquianas entrarem lá e expulsá-los", acrescentou.

Forças curdas Peshmerga observam aldeia perto da cidade de Mossul no Iraque, 29 de maio de 2016 - Sputnik Brasil
Iraque espera ajuda da Rússia para libertar Mossul do Daesh
Dorrian observou que os terroristas escavaram túneis e colocaram explosivos ao redor da cidade, ao mesmo tempo em que instalaram barreiras para impedir as pessoas de entrar. 

Além disso, segundo o porta-voz, os agentes do Daeh cavaram trincheiras, algumas das quais já estariam cheias de petróleo capaz de ser incendiado. Dorrian disse ainda que os terroristas incendiaram campos de petróleo em torno da cidade de al-Qiara, localizada ao sul de Mossul.

Mossul é a terceira maior cidade do Iraque e foi declarada a capital iraquiana do chamado califado do Daesh depois de ter sido capturada pelo grupo terrorista em junho de 2014. 

Exército do Iraque - Sputnik Brasil
Militares do Iraque tentam recuperar cidade a sul de Mossul cercada pelo Daesh
Nesta sexta-feira, o presidente da região do Curdistão iraquiano, Massoud Barzani, revisou a ofensiva planejada na cidade com altos cargos militares e funcionários da chancelaria dos EUA. O chefe do Comando Central dos EUA (CENTCOM), general Joseph Votel, e o embaixador dos EUA no Iraque, Douglas Silliman, participaram da reunião, de acordo com o escritório do presidente.

De acordo com autoridades norte-americanas, as operações militares para expulsar o Daesh de Mossul poderia começar nas próximas semanas, possivelmente em meados de outubro. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала