Ex-embaixador turco nos EUA: Ancara deve retirar tropas da Síria

© AFP 2023 / NAZEER AL-KHATIBTropas turcas passam ovelhas no caminho perto de vila de Tuwairan, norte da Síria, 4 de setembro de 2016
Tropas turcas passam ovelhas no caminho perto de vila de Tuwairan, norte da Síria, 4 de setembro de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Ex-embaixador da Turquia nos Estados Unidos Faruk Logoglu partilhou sua visão da situação na Síria com a Sputnik.

Falando com a Sputnik Turquia, o diplomata notou:

"Se considerar o discurso na Assembleia Geral da ONU como um apelo do líder do país à comunidade internacional, o discurso de Erdogan deste ano me pareceu fraco."

Presidente da Turquia Tayyip Erdogan em discurso na 71ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas - Sputnik Brasil
Erdogan declara apoio à integridade territorial da Síria em discurso na ONU
O entrevistado argumentou seu ponto de vista com o fato de que o presidente da Turquia tocou mais os problemas internos do país ao invés dos internacionais existentes e atuais. Além disso a escolha das palavras também não foi feita de melhor forma, já que o especialista acha que na situação atual devem ser feitas declarações sem tanta crítica e palavras fortes e que devem ter um tom mais pacificador.

Ao avaliar a operação Escudo de Eufrates, Logoglu destacou que o maior problema com esta operação é que Ancara não tem uma estratégia bem-pensada para retirada das tropas do território sírio, assim como não tem um alvo principal e definido. Mais do que isso, ele destacou que ao entrar em maior profundidade no território na Síria as tropas turcas enfrentarão mais problemas, inclusive a necessidade de proteger territórios já ocupados e a falta de recursos para fazer isso.

Tendo em conta os problemas enumerados, o especialista acha necessário retirar as tropas o mais breve possível.

Veículos blindados turcos enviados para a Síria para lutar contra o grupo terrorista Daesh - Sputnik Brasil
Analista: se Turquia cruzar a linha vermelha na Síria, poderá desencadear nova guerra
"Tendo tudo isso em conta, acho que a Turquia precisa o mais breve possível de pôr fim à operação e retirar as tropas do território sírio, enquanto isso ainda é possível ser feito sem baixas sérias", sublinhou.

Faruk Logoglu tem a opinião que a Turquia deve tornar sua maior prioridade o estabelecimento da segurança nas suas fronteiras, liquidar a ameaça terrorista lá dentro e apoiar de forma diplomática o processo de pacificação na Síria.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала