EUA não renunciam a seus planos: instalação de THAAD não é negociável

© flickr.com / Mark HollowayO sistema estadunidense da defesa antimíssil THAAD
O sistema estadunidense da defesa antimíssil THAAD - Sputnik Brasil
Nos siga no
Apesar das preocupações expressas pela China e a Rússia, um alto funcionário dos Estados Unidos afirmou que Washington e Seul chegaram a acordo sobre a instalação do sistema THAAD (Terminal High Altitude Area Defense) na Coreia do Sul e que a questão não é negociável.

O sistema será instalado na Coreia do Sul até o fim de 2017 como resposta aos testes de mísseis norte-coreanos que Pyongyang realizou recentemente.

O plano foi bruscamente criticado por Pequim, que vê o sistema não como uma resposta ao programa nuclear norte-coreano, mas como uma medida para conter a China.

Dois sistemas de THAAD são lançados durante um teste de interceptação bem sucedido. - Sputnik Brasil
China se opõe à instalação do THAAD na Coreia do Sul
Moscou declarou que a instalação do sistema THAAD na Coreia do Sul não só "provoca Pyongyang e dá origem a novos passos insensatos", mas também afeta os interesses da Rússia. O chefe do Departamento de Não Proliferação e Controle de Armas do MRE da Rússia, Mikhail Ulyanov, disse que a Rússia tomará a instalação do sistema em consideração durante o seu planejamento militar.

No entanto, respondendo à pergunta se as negociações sobre o THAAD continuam, o secretário- de Estado adjunto para o Leste Asiático, Daniel Russel, disse "não" com aspereza.

"Os dois países já tomaram a decisão", afirmou Russel aos jornalistas.

Sul-coreanos se reúnem em frente à Embaixada dos EUA em Seul para pedir uma solução pacífica para os problemas com a Coreia do Norte. - Sputnik Brasil
Retórica arriscada: Coreia do Sul apoia posição antirrussa dos EUA
O anúncio foi feito logo depois do quinto teste nuclear de Pyongyang, cerca de duas semanas atrás. Em seu discurso no dia 23 de setembro, o ministro das Relações Exteriores norte-coreano Ri Yong-ho declarou que o arsenal nuclear do seu país é o único meio de se defender dos EUA.

No entanto, as Nações Unidas estão a preparar uma nova rodada de sanções contra Pyongyang, além de reforçar as sanções que já estão introduzidas.

Russel disse que as novas sanções, que irão impedir os norte-coreanos de utilizar serviços bancários e marinha mercante para acelerar seu programa nuclear, serão plicadas no futuro próximo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала