Segundo a agência federal Parcs Canada, citada pelo site Global News, os arqueólogos confirmaram descobrimento do navio Terror por uma equipe de cientistas da fundação Arctic Research Foundation, no início deste mês.
@TobiasMenzies The Canadian Gov't Has Confirmed Discovery of the HMS Terror: https://t.co/XT0avvHwOn
— PatentBuddy (@patentbuddy) 27 сентября 2016 г.
Os restos do primeiro navio da mesma expedição, o H.M.S. Erebus, foram achados antes, em 2014, a 50 quilômetros a sul do local onde o Terror foi encontrado.
Os dois barcos do explorador John Franklin, o Terror e H.M.S. Erebus, afundaram no Ártico após ficarem presos no gelo durante um ano e meio. 129 tripulantes abandonaram os navios, mas ninguém sobreviveu.
Parks Canada confirms ship found in Arctic was Franklin's HMS Terror https://t.co/V3BvrcqYK6
— Bob Weber (@row1960) 26 сентября 2016 г.
A expedição saiu da Inglaterra em 19 de maio de 1845 na tentativa de encontrar a Passagem do Noroeste, via marítima que permite alcançar a Ásia através do Ártico.
As embarcações da expedição possuíam camarotes com sistema de aquecimento, biblioteca com muitos romances de Charles Dickens e reservas de comida suficientes para três anos.
Os dois barcos têm sido alvos desejados de busca entre arqueólogos e serviram de inspiração para canções, poemas e romances.
Embora os restos do Terror pertençam ao governo britânico, está sendo negociada a transferência de propriedade para as autoridades canadenses.