Segundo o diretor-geral da holding Aleksandr Mikheev, o "Irã é um dos parceiros promissores da Rússia na região do Oriente Médio, possuindo grande experiência na exploração dos mais variados modelos de aeronaves".
De acordo com ele, no momento no Irã existem mais de 50 helicópteros de fabricação russa.
"Estamos prestes a diversificar a frota de helicópteros da República do Irã com novos helicópteros Ansat", anunciou Mikheev.
Os representantes da empresa iraniana conheceram os complexos produtivos da fábrica de helicópteros de Kazan, observaram a montagem de componentes e fuselagens para helicópteros Mi-8/17, Ansat e Mi-38. Foi organizado um voo de demonstração do Ansat para que os visitantes iranianos pudessem avaliar a mobilidade e características do helicóptero em voo e a partir do cockpit.
Ansat é um helicóptero multifuncional de dois motores com capacidade de transportar de 7 a 9 passageiros sentados e que foi desenvolvido na fábrica de helicópteros de Kazan. Em junho de 2016, a capacidade de carga do helicóptero foi aumentada e atingiu as 3,6 toneladas. O helicóptero Ansat é usado para evacuação de emergência e transporte. O equipamento instalado a bordo permite realizar a evacuação de uma pessoa em estado grave, efetuar procedimentos de reanimação, entre várias outras funções.
O desenvolvimento do helicóptero Ansat modernizado com sistema de controle hidromecânico é realizado com apoio do governo russo e do Ministério de Educação e Ciência da Rússia.