- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Pressão de Erdogan sobre Obama: uma base aérea pela extradição do clérigo Gulen

© AP Photo / Selahattin Sevi, FileO homem público, ex-imã e pregador Fethullah Gulen
O homem público, ex-imã e pregador Fethullah Gulen - Sputnik Brasil
Nos siga no
A notícia de que o clérigo turco Fethullah Gulen poderá pedir asilo político ao Brasil provocou intensa repercussão. Gulen, que vive nos Estados Unidos desde 1999, é considerado pelo presidente da Turquia, Recep Tayyp Erdogan, como o seu inimigo número um.

Clérigo muçulmano Fethullah Gulen - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Alegado líder do golpe na Turquia poderá pedir asilo ao Brasil
A divulgação da notícia de que Fethullah Gulen poderá pedir asilo político ao Brasil ou ao Canadá ou ainda à Bélgica foi publicada pelo jornal turco Hurryet, citando o ministro da Justiça da Turquia, Bekir Bozdag, como fonte. Segundo Bozdag, a Inteligência turca levantou a informação de que Gulen estaria pensando em pedir asilo a um destes três países.

Ex-aliado do Presidente Recep Tayyp Erdogan e hoje seu inimigo político número um, Fethullah Gulen vive na Pensilvânia, de onde comanda o movimento Hizmet, que reúne nos Estados Unidos mesquitas e centenas de instituições de ensino voltadas para a difusão da cultura muçulmana.

Erdogan acusa Gulen de ser o mentor intelectual da insurreição militar de 15 de julho de 2016, que, segundo o presidente turco, tentou afastá-lo do poder. Desde então, 32 mil pessoas foram presas na Turquia, entre militares, juízes, procuradores, advogados, professores e várias outras categorias profissionais.

Especialista em políticas dos países da África e do Oriente Médio na Universidade Federal Fluminense, o Professor Jonuel Gonçalves comenta a questão para a Sputnik:

"A possível motivação de Fethullah Gulen para pedir asilo a um destes três países [Brasil, Bélgica ou Canadá] é a sua percepção de a Turquia exercer pouca ou mesmo nenhuma pressão sobre estes parceiros."

Já nos Estados Unidos, segundo o especialista da UFF, "Gulen pode estar se sentindo intranquilo devido às constantes pressões de Recep Tayyp Erdogan sobre Barack Obama, para que o clérigo seja preso e extraditado para a Turquia. Uma destas formas de pressão é a ameaça de Erdogan de retirar a permissão para que a Força Aérea dos Estados Unidos continue utilizando a Base Aérea de Incirlik como apoio para incursão dos seus aviões contra as posições do Estado Islâmico [o Daesh] na Síria e no Iraque."

Base aérea de Incirlik - Sputnik Brasil
Conselheiro de Erdogan: Turquia não planeja fechar base de Incirlik
A Base Militar de Incirlik é operada em conjunto pelas Forças Aéreas da Turquia e dos Estados Unidos. A Base fica próxima à vila de mesmo nome, situada a cerca de 12 quilômetros a leste de Adana (quarta maior cidade da Turquia) e a 56 quilômetros da costa do Mediterrâneo. Pela sua proximidade com Iraque, Irã e Armênia, é considerada altamente estratégica pela OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Jonuel Gonçalves lembra ainda que, se Fethullah Gulen de fato formalizar o seu pedido de asilo ao Brasil, o Ministério das Relações Exteriores terá de se manifestar, levantando os antecedentes do clérigo e descartando qualquer possibilidade de ele exercer atividades ligadas ao terrorismo, conforme o acusa Erdogan.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала