"O pessoal das Forças Armadas nacionais da Letônia foi informado por causa de atividades aumentadas dos militares russos e foi intensificada a vigilância sobre o espaço terrestre, marítimo e aéreo. Agora não se planeja anunciar alerta na Letônia. Os países bálticos já por muito tempo estão no alcance de mísseis de sistemas Iskander", acrescentou Galkin.
Ao mesmo tempo, espera-se que ministros da Defesa dos 28 países-membros da OTAN discutirão o assunto de sistemas Iskander na região de Kaliningrado no encontro marcado para 26-27 outubro em Bruxelas.
"Espera-se que os ministros discutirão a situação", disse a fonte.
Além disso, espera-se que discutam as ações russas na Síria.
Mais antes, a agência Reuters informou citando uma fonte na inteligência norte-americana que os EUA consideram que Moscou instala na região de Kaliningrado os mísseis Iskander-M. O representante oficial do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, disse por seu turno, que "o transporte do sistema não foi um grande segredo", além disso, "um dos Iskanders foi intencionalmente colocado debaixo de satélite de inteligência norte-americano para esclarecer parâmetros do funcionamento deste aparelho espacial". Segundo o general, trata-se de sistema móvel e a unidade da Força Estratégica de Mísseis aperfeiçoa a sua preparação militar.