Putin e premiê do Iraque confirmam cooperação sobre Síria

© Sputnik / Aleksei Druzhinin / Acessar o banco de imagensVladimir Putin (direita) com Haider al-Abadi (esquerda) em 21 de maio de 2015 em Moscou.
Vladimir Putin (direita) com Haider al-Abadi (esquerda) em 21 de maio de 2015 em Moscou. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente russo Vladimir Putin e o primeiro-ministro do Iraque Haider al-Abadi confirmaram hoje (18), em conversa telefônica, a intenção de manter o trabalho conjunto dos dois países com relação a todos os aspectos da regulação da crise síria, diz um comunicado emitido pelo Kremlin.

Uma unidade de peshmerga (aqueles que olham a morte na cara, em tradução literal: formações militares iraquianas compostas por curdos do Iraque) se preparam para um combate contra o Daesh em Khazer, a 30 km ao leste de Mossul, em 17 de outubro de 2016 - Sputnik Brasil
Rússia pode tomar medidas caso Daesh fuja do Iraque para a Síria
Durante a conversa, o líder russo apresentou igualmente ao premiê iraquiano todas as medidas adotadas pela Rússia para acalmar a situação em Aleppo, na Síria, incluindo planos de instituir uma pausa humanitária na cidade para a “retirada da população civil e de combatentes”.

Ainda sobre o tema do terrorismo, Putin e al-Abadi trocaram opiniões sobre a ofensiva militar lançada pelo Iraque para libertar a cidade de Mossul da ocupação do grupo jihadista Daesh (Estado Islâmico – proibido na Rússia em diversos países).

“Vladimir Putin desejou sucesso ao exército iraquiano e seus aliados no cumprimento do objetivo traçado. O presidente da Rússia expressou apoio aos esforços do governo iraquiano para erradicar o antro do terrorismo internacional, garantindo a soberania e a integridade territorial do país” – diz o comunicado do governo russo.

No domingo (16), as Forças Armadas do Iraque, apoiadas por formações curdas, iniciaram uma ofensiva para libertar Mossul. A cidade é ocupada pelo Daesh desde 2014 e foi proclamada pelo grupo terrorista como capital de seu “califado”, juntamente com a cidade de Raqqa, na Síria.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала