A pizzaria é propriedade da Comunità di San Patrignano, um dos maiores centros de reabilitação italianos localizado em Coriano, perto de Rimini.
"Até agora 200 pessoas já foram capazes de voltar à sociedade graças à formação profissional recebida em nossa pizzaria," gerente do restaurante Giuseppe Morgese, 33, disse à Sputnik.
Desde a sua criação em 1978, o San Patrignano tem se especializado no tratamento de usuários de drogas, incluindo a sua reintegração na sociedade através de programas de formação. A pizzaria e loja da comunidade Sp.accio é o sucesso mais recente. Lançado em 2008, ela ficou famosa por ganhar o prémio Melhor Pizza Italiana.
"A Sp.accio nasceu para dar aos moradores do nosso centro de reabilitação oportunidades concretas de formação no sector da restauração", explicou Morgese. "A reintrodução à sociedade é de fato uma das passagens mais delicadas uma vez que o programa de recuperação da dependência de drogas foi concluído."
"A ideia veio pela primeira vez a Vicenzo, um cara que ama pizza de Nápoles que estava recuperando no San Patrignano… As primeiras experiências, inicialmente envolvendo apenas poucas pessoas, começaram há 11 anos. Nós testámos a massa, fermentação, coberturas em busca de produtos que dessem os melhores resultados."
"Nossa ideia era restabelecer a autenticidade e o sabor da comida mais famosa da Itália", acrescentou Morgese.
A resposta do público, de acordo com Morgese, foi muito calorosa desde o início:
"A mistura entre pizzas gourmet, um projeto social, instalações bem desenhadas e uma loja onde pode comprar produtos de San Patrignano, bem como uma seleção dos melhores produtos artesanais italianos, acabou por ser um projeto vencedor".
'Alimentação Universal'
Stefano Folco, 29, um dos residentes do San Patrignano, trabalha na pizzaria Sp.accio.
"Eu pedi para concluir a minha recuperação com a equipe da Sp.accio porque o mundo da restauração me atrai", disse Folco à Sputnik, "Gosto de trabalhar em equipa e em contato com o público. Eu estava pronto para me testar."
Para ele, o trabalho na pizzaria foi uma revelação.
"Eu nunca teria imaginado que eu seria um pizzaiolo [homem que faz pizza] um dia. O mundo da restauração é uma descoberta contínua e fascinante", disse Folco.
O aspecto humano é também fundamental:
"A satisfação de receber elogios por minhas pizzas, ver os clientes comendo bem, é enorme!"
"A pizza é um prato universal que une as pessoas de diferentes culturas. É uma expressão de italianidade… ser capaz de contribuir para isso é uma honra enorme", disse Folco.