De acordo com a diplomacia russa, os representantes russos e chineses presentes em uma reunião realizada nesta quinta-feira para discutir a segurança na Ásia demonstraram preocupação com o fato de que EUA e outros países possam estar usando o programa nuclear de Pyongyang como pretexto para alterar o equilíbrio de forças na região, com medidas tais quais a instalação de armamentos como o THAAD.
Esse sistema americano de Defesa Terminal de Área de Alta Altitude, fabricado pela Lockheed Martin, tem como função interceptar mísseis balísticos utilizando a abordagem "hit-to-kill", que consiste no choque entre dois objetos com o objetivo de destruir a ameaça.
"Os participantes do encontro expressaram preocupação com a Coreia do Norte, que continua implementando o seu programa nuclear, mas também com o desejo de Estados Unidos e outros países de usar as tendências atuais para ganhar vantagens estratégicas no nordeste da Ásia. Nesse contexto, o impacto negativo da decisão de Washington e Seul de instalar sistemas THAAD na Coreia do Sul foi destacado", afirmou a chancelaria da Rússia em comunicado.