Esperança: moradores de Mossul se 'armam' com bandeiras brancas

© Sputnik / Hikmet DurgunMoradores de Mossul
Moradores de Mossul - Sputnik Brasil
Nos siga no
Moradores de Mossul estão preparando bandeiras brancas às vésperas da ofensiva do Exército do Iraque que pretende libertar a cidade da ocupação do grupo terrorista Daesh (Estado Islâmico), relata o canal de televisão Alsumaria, citando fontes locais.

“A maioria das famílias em Mossul começou a prepara bandeiras brancas para o dia da libertação do Daesh. Essas bandeiras também foram chamadas de “bandeiras da libertação”” – revelou uma das fontes, que preferiu não se identificar.

De acordo com as pessoas entrevistas pelo canal, a população local “não está ligando para as ameaças feitas pelos terroristas e começou a reagir de forma positiva aos apelos do exército espalhados pela cidade através de panfletos”.

No entanto, o Daesh (proibido na Rússia e em diversos países), já teria emitido e anunciado uma fatwa especial (decreto religioso) prevendo pena de morte para toda e qualquer pessoa que for pega portando uma bandeira branca, chamada pelos terroristas de “bandeira da derrota”.

Felize Mustafa sentada em um carro - Sputnik Brasil
Moradores de aldeias libertadas do Daesh falam sobre vida durante comando terrorista
Em 16 de outubro de 2016, as Forças Armadas do Iraque, juntamente com outros grupos armados, que incluem as formações curdas peshmerga, iniciaram uma ofensiva contra Mossul, considerada uma das duas "capitais" do grupo terrorista Daesh (proibido na Rússia e em diversos países).

Especialistas acreditam que a operação em Mossul terá um alto custo humanitário, tendo em vista o grande número de civis iraquianos mantidos como reféns na cidade.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала