Por que Japão demonstra flexibilidade na disputa territorial com Rússia?

© Sputnik / Alexander Liskin / Acessar o banco de imagensIlhas Curilas, área de disputa histórica entre a Rússia e o Japão
Ilhas Curilas, área de disputa histórica entre a Rússia e o Japão - Sputnik Brasil
Nos siga no
Na cúpula dos países da APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, espera discutir com o presidente russo, Vladimir Putin, os pontos que serão debatidos durante a próxima visita do líder russo ao Japão em 15 de dezembro.

Panorama das Ilhas Curilas - Sputnik Brasil
Japão poderá impedir presença das forças dos EUA nas Curilas caso Rússia repasse as ilhas?
A sondagem, realizada no Japão em 5 e 6 de novembro, demonstrou que a maioria da população japonesa é a favor da postura flexível à disputa territorial com a Rússia. Os resultados da sondagem foram publicados no jornal Mainichi. 25% dos japoneses defendem abordagem dura na disputa com a Rússia e acham necessária a transferência de quatro ilhas do sul das Curilas, questão de pretensões por parte de Tóquio, enquanto 57% apoiam solução flexível do assunto e 9% não estão interessados de forma alguma nessa questão.

Na opinião de Dmitry Streltsov, cientista político, especialista em questões do Japão e relações internacionais, os resultados da pesquisa realizada é um sinal de que os japoneses entendem que a posição rigorosa nas negociações sobre disputa territorial não tem perspectivas.

"Nas relações russo-japonesas surgiu a compreensão de que é necessário aprofundar os contatos e que o Japão não poderá ficar sem a Rússia", aponta Streltsov.

Vista pela ilha Iturup - Sputnik Brasil
Japão pode adotar posição mais flexível na questão das Curilas
Segundo ele, o problema territorial poderá ser resolvido apenas através do compromisso.

A geração atual dos japoneses já melhorou suas atitudes em relação à Rússia, conclui.

Ampliação de contatos bilaterais poderá contribuir para solução de disputas territoriais entre os dois países. No início de novembro, o ministro de economia, comércio e indústria do Japão, Hiroshige Seko, encarregado de questões de cooperação com a Rússia, revelou ao premiê japonês um grande número de iniciativas. Estamos falando da possibilidade de parceria em mais de cem projetos conjuntos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала