Coreia do Norte: criar OTAN asiática é uma intenção perigosa

© AFP 2023 / ED JONESHelicóperos norte-coreanos Hughes MD-500 desfilam no Festival Aéreo de Amizade em Wonsan, Coreia do Norte, 24 de setembro de 2016
Helicóperos norte-coreanos Hughes MD-500 desfilam no Festival Aéreo de Amizade em Wonsan, Coreia do Norte, 24 de setembro de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Coreia do Norte chama de cenário perigoso a intenção dos EUA de criar uma versão asiática da OTAN com a participação da Coreia do Sul e Japão, diz-se no comunicado da embaixada norte-coreana na Rússia, informou a agência russa RIA Novosti.

O hotel  Ryugyong de 105 andares, o edifício mais alto em construção na Coréia do Norte, é visto atrás de edifícios residenciais em Pyongyang, a Coreia do Norte. - Sputnik Brasil
Coreia do Norte pode construir usina nuclear subterrânea
Segundo o comunicado da embaixada, os EUA já começaram instalar a 1ª brigada blindada na Coreia do Sul, composta de 3,5 mil soldados em base rotativa, e informaram as autoridades japonesas sobre os seus planos de instalar 16 caças furtivos F-35 na base da infantaria naval dos EUA no Japão a partir do próximo ano. Além disso, os EUA planejam instalar no Japão os destroieres norte-americanos Zumwalt e navios pesados de desembarque Wasp, que transportam caças de nova geração e a 31ª força-tarefa da infantaria naval.

"É uma parte do cenário perigoso destinado à formação de uma versão asiática da OTAN, liderada pelos EUA", diz-se no comunicado. A embaixada norte-coreana disse que "os EUA usam a aliança militar EUA-Japão-Coreia do Sul como alavanca para reforçar a sua influência no Nordeste da Ásia e contenção da Coreia do Norte, China e Rússia".

"É evidente que a criação do novo bloco militar dos EUA no Nordeste da Ásia permitirá transformar toda a Ásia num palco de competição militar. A realidade prova mais uma vez que são os EUA e a sua estratégia de domínio militar que ameaçam a paz e a segurança na região da Ásia-Pacífico", diz-se no comunicado.

Um homem e uma mulher norte-coreanos caminham sob um mural com uma mensagem que diz: “Viva a grande vitória da política ‘Exército em primeiro lugar’!” no centro da cidade de Wonsan, na quarta-feira, 22 de junho de 2016, em Wonsan, Coreia do Norte. - Sputnik Brasil
Especialista russo: EUA subestimam capacidades da Coreia do Norte
Depois de cinco meses de negociações, os EUA e a Coreia do Sul acordaram instalar o sistema THAAD que deverá, se for necessário, interceptar mísseis balísticos da Coreia do Norte. Anteriormente, a agência Yonhap informou, citando o comandante das tropas norte-americanas na Coreia do Sul, Vincent Brooks, que o THAAD será instalado na Coreia do Sul durante os próximos 8-10 meses.

O Ministério da Defesa da Rússia declarou que a instalação pelos EUA na Coreia do Sul dos sistemas THAAD ameaça aumentar as tensões e criar obstáculos para a regularização na península coreana.

O Japão aprovou estes planos, destacando que a implantação do THAAD contribuirá para a paz e estabilidade na região.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала