Politico: Ucrânia teme que os EUA se esqueçam dela depois da eleição de Trump

Nos siga no
A Ucrânia pode cair fora da lista de prioridades da política externa do Ocidente, após a vitória do republicano Donald Trump na eleição presidencial nos Estados Unidos, escreve o Politico.

Donald Trump (File) - Sputnik Brasil
Mídia estrangeira assusta leitores com 'desaparecimento do Ocidente' por causa de Trump
De acordo com o ex-embaixador dos EUA na Rússia, Michael McFaul, a Ucrânia é o "maior perdedor" das eleições americanas. Em Kiev temem que o novo presidente prefira construir relações com a Rússia, e não com a Ucrânia, cuja situação Trump chamou de "confusão".

A União Europeia, por sua vez, está mais preocupada com assuntos de política interna, observa Politico.

A eleição de Donald Trump é um sinal de que Kiev deve estar preparada para realizar reformas e enfrentar a Rússia sem o apoio do Ocidente, acredita a diretora do Instituto de Política Global de Kiev, Alyona Getmanchuk.

Ao mesmo tempo, os ucranianos esperam que as declarações de Trump feitas durante a campanha não se transformem em ações concretas.

"Suas respostas às perguntas sobre a Ucrânia foram como improvisação, ele não se preparou para isso. Trump é um político pouco tradicional ", cita a edição as palavras da chefe do Comitê da Suprema Rada  para Assuntos Exteriores, Anna Khopko. No entanto, a Ucrânia deve aceitar com compreensão a nova realidade assustadora para Kiev.

Emblema da OTAN no Palácio Presidencial em Varsóvia - Sputnik Brasil
Secretário-geral da OTAN avisa sobre consequências da renúncia dos EUA à aliança
Falando da Ucrânia, Donald Trump não foi tão inequívoco como as atuais autoridades americanas destaca o Politico. "Partindo do que eu ouvi, os moradores da Crimeia querem ficar com a Rússia em vez de onde eles estavam", afirmou Trump em uma entrevista, respondendo a uma pergunta sobre a reunificação da Crimeia com a Rússia. Além disso, os partidários do bilionário conseguiram suavizar o tom da retórica dos republicanos em relação à Rússia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала