Especialista: exército chinês se moderniza de maneira abrangente

© AFP 2023 / ISAAC LAWRENCESoldados do Exército de Libertação Popular da China
Soldados do Exército de Libertação Popular da China - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente chinês, Xi Jinping, ressaltou que há necessidade de reforçar o planejamento estratégico e controlar com maior eficácia a modernização da retaguarda do Exército de Libertação Popular da China.

O anúncio foi feito pelo líder chinês durante uma reunião do Comitê Militar Central, dedicada à logística que decorreu em Pequim.

China está equipando seus desróiers com mísseis antinavio que poderá ser um desafio sério para defesa naval dos EUA - Sputnik Brasil
Especialistas: EUA continuarão contendo China durante nova administração
Em entrevista à Sputnik China, Vasily Kashin, especialista russo em assuntos militares, informou que a modernização do apoio de retaguarda é uma parte importante da reforma militar realizada na China que foi lançada no final de 2015 e já levou a grandes mudanças na estrutura das Forças Armadas do país.

Xi Jinping destacou que "um estado forte e um exército forte requerem uma retaguarda forte" e defendeu o desenvolvimento e a modernização do apoio de retaguarda conforme as exigências em condições de ações militares.

A reforma militar promete ser um processo demorado, cujos resultados serão percebidos somente em 2020, aproximadamente.

Kashin traça analogia entre a reforma militar chinesa e a reforma russa de 2008. Segundo ele, ambas elas representam uma tentativa de mudança drástica e de criação das Forças Armadas mais compactas e muito melhor preparadas, capazes de realizar qualquer tipo de operação de maneira eficaz. Além disso, ambas as reformas são uma forma de confronto entre o atual governo e o sistema militar antigo.

Veículo militar transporta drone de combate chinês na parada militar em hominagem aos 70 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial, Pequim, 3 de setembro de 2015 - Sputnik Brasil
'China progride no palco político usando drones'
O especialista destaca que algumas alterações tiveram um caráter tão radical que precisaram ser revistas um ano depois de sua implementação. A reforma militar russa começou a mostrar resultados a partir de 2013. Foi criado um sistema eficiente de fornecimento militar que garante eficácia no rearmamento das tropas. Vale ressaltar que as ações militares das Forças Armadas russas, durante a operação militar na Síria, demonstraram alto profissionalismo e capacidade de resposta eficiente em conflitos locais. Destaca-se que o sucesso dessa operação dependeu muito da eficácia de apoio de retaguarda.

Kashin opina que a reforma militar russa se encontra em estado semelhante à da China, nos anos de 2009-2010. Mas, diferentemente da Rússia, na China, o próprio chefe de Estado está envolvido diretamente na realização da reforma.

Segundo preveem analistas, com as reformas poderão aparecer novas forças militares que serão capazes de cumprir missões abrangentes.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала