Segundo o Comitê de Investigação da Rússia, Aleksei Ulyukaev está sendo investigado por ter supostamente recebido 2 milhões de dólares para dar avaliação positiva à compra da Bashneft pela Rosneft, ambas são empresas de petróleo e gás russas.
De acordo com as últimas informações, o ministro já foi acusado formalmente de ter recebido suborno, tendo desacatado, assim, o poder dado a ele.
"O primeiro-ministro foi informado da detenção de Ulyukayev", disse a assessoria de imprensa do governo. "O primeiro-ministro discutiu o incidente com o presidente russo”, acrescentou a assessoria.
“O primeiro-ministro acredita que é necessário conduzir uma investigação mais aprofundada do caso”, salientou o governo.
De acordo com o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, o presidente russo, Vladimir Putin, está ciente da situação desde o início da investigação.
"Está claro que o presidente foi informado sobre o assunto. Ele está ciente. Foi informado assim que se iniciou a investigação. Sendo assim, o presidente recebeu todas as informações. Mas, repito, como eu disse, estas acusações são muito sérias. O veredito só pode ser tomado pela justiça", afirmou Peskov.
Espera-se que a Rússia venda 19,5% das ações da Rosneft antes do final do ano.