"A discussão do projeto de resolução terá lugar no dia 22 de novembro e sua votação no dia 24 de novembro", disse a fonte.
De acordo com ela, a resolução apresentada pelo grupo parlamentar dos Socialistas e Democratas Europeus, o segundo com maior influência e força no Parlamento Europeu, não tem carácter vinculativo.
A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, expressou em nome dos 28 estados membros da UE uma séria preocupação com os eventos na Turquia na semana passada. Primeiramente, se trata das discussões sobre eventual reintrodução da pena de morte e restrições à liberdade de expressão e da mídia, bem como a detenção de membros do Parlamento turco do Partido Democrático dos Povos pró-curdo. A UE tem repetidamente declarado que o comportamento de Ancara põe em causa seu empenho de aderir à União Europeia.
As negociações de adesão da Turquia à UE, que começaram ainda em 2005, têm sido repetidamente complicadas por divergências que levaram à sua suspensão. Em março de 2016, os líderes da UE concordaram em intensificar as negociações em troca de ajuda da Turquia para reduzir o fluxo de migrantes para a Europa.