Anteriormente, o secretário de imprensa do presidente da Turquia, Ibrahim Kalin, afirmou que Moscou e Ancara vão discutir os detalhes da possível cooperação para criação do projeto nacional de sistemas antimísseis turcos. Esta questão foi discutida pelos líderes de ambos os países, Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan, em 10 de outubro em Istambul.
"O desenvolvimento do sistema antimíssil continua. Estamos negociando sobre os S-400 não só com Rússia, mas também com outros países que têm sistemas idênticos. Neste momento a posição da Rússia em relação a esta questão é positiva. Esperamos que a atitude dos países membros da OTAN à questão seja séria e que o nosso sistema corresponda às exigências da Aliança Atlântica. Mas nós não rejeitamos a proposta da Rússia e estamos a desenvolvendo-a ativamente. O nosso objetivo final é construir esses sistemas no nosso próprio país", disse Isik em transmissão do canal da Televisão NTV.
Em finais de 2015, Ancara afirmou que tencionava comprar sistemas de mísseis antiaéreos SAMP-T franco-italianos que são uma alternativa aos S-400, mas a compra não foi feita.
O S-400 é um sistema de misseis antiaéreos de médio e longo alcance que foi adoptado em 2007. Os sistemas se destinam à destruição de todos os meios de ataques aeroespaciais atuais e em desenvolvimento.