“Quanto à América Latina, não espero grandes mudanças na política da nova administração. Penso que o trabalho realizado por nós logrou sucesso em estabelecer os laços mais fortes entre os EUA e a América Latina na nossa história conjunta”, declarou Obama durante um encontro com a juventude dos países latino-americanos no Peru.
Como exemplo, ele citou a “amizade com Peru”, a restauração das relações com Cuba e o aumento dos investimentos no comércio e em projetos ambientais.
“Espero que isso tenha continuidade”, completou Obama.
Por outro lado, o líder norte-americano não excluiu a possibilidade de tensões na área comercial e econômica, pois a administração de Trump pretende rever uma série de acordos comerciais.
“No entanto, quando eles (administração de Trump) analisar isso (acordos), poderão ver que estes funcionam em prol dos EUA e dos nossos parceiros comerciais”, disse o presidente, sem excluir a possibilidade de “algumas modificações” dos acordos no futuro.
Obama está no Peru para participar da cúpula da APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico). O seu discurso foi transmitido pelo site da Casa Branca.
Donald Trump deve assumir a presidência dos EUA no dia 20 janeiro de 2017.