“Fico contente de ter a oportunidade de discutir com o Sr. todos os aspectos das relações bilaterais” – disse Putin, no início do encontro.
Ele lembrou que, em 2017, as relações diplomáticas entre Rússia e Filipinas completam 40 anos de existência. "Do ponto de vista histórico, é muito pouco tempo, no entanto, conseguimos fazer muito para o desenvolvimento das relações de cooperação multilateral e de alto nível de confiança" – destacou Putin.
O líder russo parabenizou a Duterte pela vitória nas eleições presidenciais de seu país, realizadas em 9 de maio.
Por sua vez, o presidente filipino confessou que há muito tempo esperava por uma ocasião para conhecer Putin. “Não apenas porque o Sr. representa um grande país, mas também pelas suas qualidades de liderança” – explicou.
Nas palavras de Duterte, Filipinas sempre quiseram fazer parte do mundo Ocidental. "No entanto, hoje, as nações ocidentais tratam de atacar e intimidar países pequenos, o que demonstra a sua hipocrisia” – disse. Nesse sentido, ele citou a política dos EUA, que, na sua opinião, desencadeiam conflitos em vários países, como Vietnã, Coreia, Afeganistão e Iraque.
"É uma política destrutiva" – destacou o líder filipino.