Dados dos sismólogos antes e durante o terremoto
O epicentro do terremoto foi registrado no mar e, de acordo com o Centro Meteorológico do Japão, em várias regiões a magnitude foi superior a 5, inclusive na costa do Pacífico, na prefeitura de Fukushima. Em março de 2015 em Fukushima teve lugar um terremoto devastador, que deu origem à catástrofe na central nuclear local.
Após o terremoto foram sentidas 30 réplicas com magnitude de 3,2 a 4,9.
As autoridades do Japão também alertam para a possível repetição do terremoto durante a próxima semana. Os novos abalos podem atingir 5 pontos e também podem provocar tsunamis.
Horrifying video from #fukushima as a 7.3 magnitude earthquake strikes off in #Japan#PrayForJapan #earthquake pic.twitter.com/xcN2v8jmnw
— Syed Fayyaz Ali (@BhaijaFry) 22 ноября 2016 г.
Dados da mídia após o terremoto e as réplicas
Segundo informou o canal de TV local NHK, logo após o terremoto de domingo, as ondas do tsunami poderiam atingir 3 metros. Em uma série de prefeituras as pessoas foram alertadas para começar a evacuação para regiões mais longe do mar e para se refugiarem em edifícios altos.
O terremoto atingiu as áreas de prefeituras de Fukushima, Miyagi, Chiba e região de Tóquio. Como resultado, o aeroporto na cidade de Sendai foi fechado e 12 pessoas ficaram feridas, informou o NHK.
A agência Kyodo especificou que as usinas nucleares do país não sofreram danos, mas na usina de Fukushima-2 foi automaticamente parado o sistema de esfriamento em reservatórios para combustível irradiado.
Segundo a mídia local, a altura das ondas do tsunami atingiu 1,4 metros em média, na região de central de Fukushima as ondas foram de 1 metro.Tsunami waves in river Fukushima Japan by Earthquake!
— Nebeel Khan (@hyp3rfr3ak) 22 ноября 2016 г.
'First video of tsunami arriving' pic.twitter.com/sDljacTQUe