Meta da operação militar turca na Síria é eliminar apenas grupos terroristas, diz Erdogan

© REUTERS / Murat Cetinmuhurdar/Presidential PalacePresidente turco Reccep Tayyip Erdogan
Presidente turco Reccep Tayyip Erdogan - Sputnik Brasil
Nos siga no
O objetivo das operações das Forças Armadas da Turquia no norte da Síria é eliminar apenas grupos terroristas e não um país ou uma pessoa, disse na quinta-feira (1), o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Antes, Erdogan informou que o exército turco iniciou operação militar na Síria para destituir do governo o presidente Bashar al-Assad.

"O objetivo da operação Escudo do Eufrates não é eliminar um país ou uma pessoa, e sim, apenas grupos terroristas. Espero que ninguém pense o contrário. A Turquia continuará lutando contra o terrorismo, mesmo que seja deixada de lado. Nesta direção nós encontramos obstáculos do Ocidente. A política da Turquia na Síria e no Iraque preocupa o Ocidente, pois [nossa política] não corresponde às suas pretensões para o domínio mundial. O futuro da Síria e do Iraque não importa para eles. Há petróleo lá? Sim, por isso eles estão lá", afirmou Erdogan, durante encontro com chefes de administrações rurais em Ancara.

O Presidente russo Vladimir Putin e seu homólogo turco Recep Tayyip Erdogan - Sputnik Brasil
Kremlin: Putin e Erdogan conversaram sobre Síria
Anteriormente, o assistente do líder russo, Yuri Ushakov, disse que o presidente russo, Vladimir Putin, discutiu com o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, a declaração de Anсara sobre a derrubada do presidente sírio, Bashar al-Assad.

"Eu apenas posso afirmar que ontem foi realizada uma conversa telefônica entre o nosso presidente e Erdogan, tendo sido abordado este tema", disse Ushakov aos jornalistas, comentando o diálogo entre Putin e Erdogan com relação à declaração da Turquia sobre a Síria.

"Sim, ele se explicou", continuou o assessor do presidente russo, reforçando que não pode comentar sobre insatisfação ou não da Rússia em relação ao comunicado de Erdogan.

Na véspera, o porta-voz do líder russo, Dmitry Peskov, declarou que o Kremlin aguarda esclarecimentos de Ancara sobre as palavras de Erdogan. Ao mesmo tempo, Moscou observa que tal declaração contradiz as declarações anteriores das autoridades turcas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала