Comentando os resultados do inquéritoà Sputnik Turquia, Faruk Acar sublinhou que após a tomada de decisão do Parlamento Europeu de parar as negociações com a Turquia sobre a sua adesão à UE, na sociedade turca percebeu-se o surgimento de opinião negativa com relação à Europa.
"Atualmente, a Organização para Cooperação de Xangai (OCX) está na agenda da Turquia e é vista por Ancara como um caminho alternativo de desenvolvimento. Este fator desempenha um papel importante nas atitudes dos cidadãos turcos que são a favor do reforço das relações com a Rússia. percebemos que a sociedade turca considera a necessidade de desenvolvimento ativo das relações com a Rússia, pois corresponde aos interesses da Turquia.
Segundo o diretor do centro, após o rompimento das relações da Turquia com os EUA e Europa, a Rússia assumiu posto de prioridade para cooperação.
"A piora nas relações com a Rússia após o incidente com o avião teve um impacto negativo sobre a economia, em particular, isso afetou fortemente o sector do turismo, agricultura, no comércio em geral. A situação fez com que muitos parassem para pensar nas consequências. Tornou-se evidente que a cooperação bilateral com a Rússia no comércio corresponde aos interesses da Turquia.