Pesquisa: 86% da população turca são a favor de desenvolvimento das relações com Rússia

© REUTERS / Umit BektasAncara
Ancara - Sputnik Brasil
Nos siga no
De acordo com a pesquisa, realizada pelo Centro de Pesquisas Sociológicas turco, Andy-Ar, especialmente para o portal de informação Haberturk, 86,6% dos entrevistados são a favor da continuação de desenvolvimento das relações russo-turcas. O diretor do centro, Faruk Acar, comentou os resultados da pesquisa para a Sputnik Turquia.

Sergey Lavrov - Alanya ziyareti - Sputnik Brasil
EUA ficam com ciúmes da Rússia na Turquia
Entre as perguntas feitas pelo centro, os entrevistados responderam a pergunta sobre a necessidade de desenvolvimento das relações após a superação da crise entre os dois países, iniciada por causa do incidente envolvendo o abate de um avião russo pela Turquia. 86,6% dos participantes são a favor da continuação de desenvolvimento das relações, 8,8% são contra, já 4,6% não souberam responder. Se analisarmos a porcentagem dos que são a favor segundo a filiação partidária, neste caso 89% dos eleitores do Partido da Justiça e Desenvolvimento — que está no poder — votaram 'a favor', 88% do Partido Republicano do Povo e do Partido do Movimento Nacionalista — de oposição — acreditam ser importante o progresso das relações e 85,1% do Partido Democrático dos Povos pró-curdo compartilham o mesmo pensamento.

Comentando os resultados do inquéritoà Sputnik Turquia, Faruk Acar sublinhou que após a tomada de decisão do Parlamento Europeu de parar as negociações com a Turquia sobre a sua adesão à UE, na sociedade turca percebeu-se o surgimento de opinião negativa com relação à Europa.

"Atualmente, a Organização para Cooperação de Xangai (OCX) está na agenda da Turquia e é vista por Ancara como um caminho alternativo de desenvolvimento. Este fator desempenha um papel importante nas atitudes dos cidadãos turcos que são a favor do reforço das relações com a Rússia. percebemos que a sociedade turca considera a necessidade de desenvolvimento ativo das relações com a Rússia, pois corresponde aos interesses da Turquia.

Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, ao lado do presidente russo Vladimir Putin, durante a sessão de fotos dos líderes da Cúpula do G20 na China - Sputnik Brasil
Erdogan propõe a Putin se livrar do dólar
Uma das razões para isso é as relações com a UE, cheias de problemas, sendo assim, a sociedade demonstra interesse na melhoraria de laços amigáveis com outros países, sendo a Rússia o mais próximo. Por outro lado, podemos dizer que as negociações entre Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan, que recentemente se tornaram mais frequentes, agora são mais produtivas. E, como podemos ver, tal progresso reflete positivamente na sociedade turca."

Segundo o diretor do centro, após o rompimento das relações da Turquia com os EUA e Europa, a Rússia assumiu posto de prioridade para cooperação.

"A piora nas relações com a Rússia após o incidente com o avião teve um impacto negativo sobre a economia, em particular, isso afetou fortemente o sector do turismo, agricultura, no comércio em geral. A situação fez com que muitos parassem para pensar nas consequências. Tornou-se evidente que a cooperação bilateral com a Rússia no comércio corresponde aos interesses da Turquia.

Construção do gasoduto Corrente Turca - Sputnik Brasil
Parlamento da Turquia ratifica acordo com Rússia sobre gasoduto
Por isso, agora, todos os eleitores se mostram satisfeitos com o fim da crise. É necessário que os projetos suspendidos, em primeiro lugar, em termos econômicos, sejam renovados, o turismo reviva e o sector agrícola seja completamente libertado das restrições. O eleitor acredita que a remoção dessas questões beneficie a Turquia. Tal entendimento surgiu durante a crise", disse Acar, comentando o apoio da maioria da população turca ao progresso das relações entre Rússia e Turquia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала