Durante uma reunião com o primeiro-ministro russo Dmitry Medvedev na terça-feira (06) o premiê turco Binali Yildirim anunciou que a Turquia e a Rússia precisam de combater o terrorismo em conjunto.
"Não só do ponto de vista das relações entre os dois países, mas também em termos de combate ao terrorismo e da promoção da paz, a Turquia e a Rússia têm uma grande importância", afirmou Yildirim.
O primeiro-ministro russo destacou que os dois países possuem um grande número de laços comerciais, mas que ultimamente a situação nessa área tem piorado.
"Acabamos de falar com o primeiro-ministro. Temos possibilidades de intensificá-los (os laços), para realizar projetos conjuntos de grande dimensão, que são muitos", informou Medvedev.
De acordo com o chefe do governo russo, o objetivo dessa reunião é "dar um impulso adicional a cooperação na área da economia, investimentos e contatos humanitários em todas as esferas".
"Após essa experiência negativa ao longo do último ano, estamos planejando desenvolver as nossas relações ainda mais a nível estratégico. Isso é possível", frisou Yildirim.
Durante as conversações o premiê turco propôs recuperar o tempo perdido e as oportunidades e acelerar os ritmos de cooperação bilateral.
Em nome dos representantes da delegação turca, Yildirim agradeceu o premiê russo pela hospitalidade e oportunidade de realizar negociações.
Os primeiros passos rumo à normalização dos contatos bilaterais foram empreendidos em 27 de junho deste ano, depois de o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ter pedido desculpas a Moscou pelo abate do avião russo Su-24 no espaço aéreo sírio em novembro de 2015.