"As tripulações dos navios e a aviação naval da Frota do Báltico participam de mais uma etapa da fase final de testes de Estado da fragata Admiral Makarov. O programa de testes envolve 13 navios de guerra e embarcações de apoio, bem como aviões Su-24, Su-27 e helicópteros embarcados Ka-27, disse o oficial.
Ele observou que, de acordo com o plano de testes, a fragata já realizou com sucesso lançamentos de mísseis e fogo de artilharia contra alvos reais, simulando objetivos costeiros e aéreos, em áreas de exercícios no mar Báltico. Além disso, foi testado o sistema RBU-6000 com cargas de profundidade reativas, equipamentos antissabotagem e o sistema de aviação embarcada.
As fragatas do projeto 1135.6 (código Burevestnik) são navios de escolta polivalentes de alto mar. Foram projetadas para operações de combate contra navios de superfície e submarinos, defesa contra ataques aéreos, tanto de forma independente, como integradas em grupos de navios. Elas têm um deslocamento de cerca de 4 mil toneladas, 125 metros de comprimento e velocidade de 30 nós, a tripulação é constituída por 180 pessoas.
Este ano, a Marinha já recebeu os dois primeiros navios dessa classe — o Admiral Grigorovich e o Admiral Essen. Em meados de novembro, o Admiral Grigorovich fez lançamentos de mísseis no mar Mediterrâneo contra objetivos de terroristas na Síria.
A fragata Admiral Makarov teve assentamento de quilha nos estaleiros Yantar no dia 29 de fevereiro de 2012 e foi lançada à água em 2 de Setembro de 2015. A sua entrega à Marinha é esperada até o final do ano.