ExxonMobil na Rússia
A empresa de Tillerson, ExxonMobil, é uma das maiores petrolíferas do mundo em termos de capitalização, participa de um projeto na Rússia chamado Sakhalin-1 (a petrolífera norte-americana tem uma cota de 30%) e está explorando três campos na plataforma continental da Sacalina.
Por muito tempo, Tillerson foi responsável pelos projetos da empresa na Rússia e na região do mar Cáspio. Ele visitou a Rússia repetidamente.
Ele conhece Putin pessoalmente
Tillerson se encontrou repetidamente com o presidente russo Vladimir Putin. Em particular, em 2003 ele participou do encontro do líder russo com chefes de empresas estrangeiras em São Petersburgo.
Condecoração russa
Tillerson foi condecorado com a ordem russa da Amizade. Putin entregou-a de forma pessoal no encontro com chefes de petrolíferas no âmbito do Fórum Econômico de São Petersburgo de 2013.
Tillerson e as sanções antirrussas
A presença do chefe da ExxonMobil no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo foi considerada como um dos eventos mais marcantes num ambiente geral de sanções antirrussas.
Segundo avaliações dos especialistas norte-americanos, a ExxonMobil é uma das empresas que foram mais prejudicadas pelas sanções contra a Rússia. A petrolífera teve de suspender nove projetos no âmbito do acordo com a Rosneft. Em entrevista à Bloomberg, o mesmo disse que a empresa está esperando voltar ao trabalho na Rússia.