- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Votação da PEC 55 evoca memórias do AI-5 e desencadeia protestos em todo o país

© Wilson Dias/Agência BrasilManifestantes entram em confronto com a polícia na Esplanada dos Ministérios
Manifestantes entram em confronto com a polícia na Esplanada dos Ministérios - Sputnik Brasil
Nos siga no
Mesmo com a pesquisa do Datafolha deixando claro que 6 em cada 10 brasileiros é contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que congela os gastos públicos pelos próximos 20 anos no Brasil, os senadores realizam hoje (13) a votação final da medida, em meio a protestos em todo o país.

​Nas redes sociais, espalhou-se rapidamente a associação com a fatídica data de 13 de dezembro de 1968, exatos 48 anos atrás, quando a ditadura militar instituía o funesto AI-5.

Pec que limita gastos públicos chega ao Senado - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
PEC 55: 'Erro histórico' ameaça direitos humanos no Brasil, alerta relator da ONU
​Após a tumultuada votação em primeiro turno da PEC, realizada no dia 29 de novembro em clima de guerra, o trânsito na Esplanada dos Ministérios foi bloqueado às 6h desta terça-feira para a votação em segundo turno. Cerca de 2 mil policiais militares foram mobilizados para patrulhar o ato de hoje e fazer revistas pessoais nos manifestantes – que só foram autorizados a ocupar o gramado central da Esplanada – e em passageiros de ônibus que desembarquem na região. 

Protestos foram convocados pelas redes sociais em todo o país.

​Na capital do Rio Grande do Sul, manifestantes bloquearam totalmente a Av. Bento Gonçalves em frente a um campus da UFRGS. O Batalhão de Choque da Brigada Militar lançou bombas de efeito moral para dispersar a multidão. 

​No Centro de Porto Alegre também houve bloqueio da Avenida João Pessoa.

​Em São Paulo, manifestantes fazem passeata pela rua Augusta, no centro da cidade, e chegaram a bloquear duas faixas da avenida Paulista, no sentindo Consolação. 

​No Rio de Janeiro, que tem sido palco de intensos confrontos entre policiais e manifestantes, um grande ato está marcado para começar às 15h na Candelária, no centro da cidade, e deve marchar em direção à Alerj. 

​Em Fortaleza, no Ceará, estudantes da UFC bloquearam a Avenida da Universidade no início da manhã. 

​​Servidores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) bloquearam a entrada da instituição no campus de Goiabeiras, em Vitória. 

​No Mato Grosso, um trecho da Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, ficou interditado durante a manhã, depois que manifestantes atearam fogo em pneus na pista. 

​Em Minas, segundo o G1, cerca de 50 manifestantes interditaram os dois sentidos da rodovia BR-040, em Congonhas, na região central do estado, também ateando fogo em pneus.

Em Recife, manifestantes bloquearam o cruzamento das Avenidas Norte e Cruz Cabugá. Também está marcado um ato para as 15h na Praça do Derby. 

​Segundo informa o site do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro da Corte Luís Roberto Barroso negou liminar no Mandado de Segurança (MS) 34540, impetrado pelas senadoras Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), contra a tramitação da PEC 55.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала