Atividades conjuntas nas Ilhas Curilas do Sul
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, discutiram as perspectivas de atividades econômicas conjuntas nas Ilhas Curilas do Sul, entre outras questões, durante as três horas de conversa.
"[Nós] discutimos completa e francamente as questões da visitação livre de sua pátria por parte dos ex-residentes das ilhas, atividades econômicas conjuntas entre os dois países com um regime especial nas ilhas, bem como a questão de um tratado de paz" disse Abe após a reunião.
O assessor do Kremlin, Yuri Ushakov, disse que os especialistas não conseguiram elaborar o texto de uma declaração sobre a atividade econômica conjunta nas ilhas.
Ele disse ainda que a atividade econômica conjunta da Rússia e do Japão nas Ilhas Curilas pode envolver a pesca, o turismo, a cultura e a medicina.
Fundo de Investimento Conjunto
O vice-primeiro-ministro russo Yuri Trutnev disse que a Agência de Investimento e Exportação do Extremo Oriente da Rússia e o Fundo de Desenvolvimento do Extremo Oriente assinaram um acordo de cooperação com o Banco do Japão para Cooperação Internacional (JBIC) a fim de estabelecer um fundo de investimento conjunto.
"Nós assinamos um memorando sobre a criação de uma plataforma conjunta de investimento. (…). Esses fundos ajudam a estabelecer um estágio melhor para o investimento", disse Trutnev, que também é o enviado presidencial para o Distrito Federal do Extremo Oriente russo.
A plataforma visa aumentar a cooperação bilateral, porque o empresariado japonês hesita em investir na região do Extremo Oriente da Rússia e no país em geral. Atualmente, o lado russo está ativamente desenvolvendo novas formas de atrair negócios, acrescentou Trutnev.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que os líderes russos e japoneses discutiram questões sobre a presença dos EUA na região do Pacífico, os sistemas de defesa antimíssil norte-americanos e a ameaça da Coreia do Norte.
"[Eles] falaram sobre os assuntos gerais da região do Pacífico, discutiram a questão da defesa antimísseis e, em geral, a presença estrangeira, especialmente a dos EUA, que, em nossa opinião, não corresponde às ameaças vindas da Coreia do Norte", disse Lavrov, citado pelo canal de televisão Life.
De acordo com o ministro, os japoneses agora parecem ter uma melhor compreensão sobre as preocupações da Rússia.
Soberania nas Ilhas Curilas
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a questão da soberania das Ilhas Curilas do Sul não foi discutida nas conversações de hoje.
"A questão da soberania russa não foi levantada em absoluto e não está sujeita a discussão", disse Peskov quando perguntado sobre a reação do lado japonês ao fato de que a possível atividade econômica conjunta nas ilhas seria conduzida de acordo com as leis russas.
Sexta-feira
A expectativa é de que cerca de 50 contratos sejam assinados às margens do fórum de negócios russo-japonês, no qual Putin e Abe tomarão parte na sexta-feira (16).