"Sete meses passaram desde que eu propus esse plano de cooperação. Desde então, nós concretizamos o plano mencionado com uma velocidade sem precedentes, com a participação de empresas interessadas dos dois países", disse Abe hoje, no âmbito do seu encontro com o presidente russo Vladimir Putin.
Além disso, o primeiro-ministro japonês ressaltou que o alcance de um acordo formal de paz entre os dois países pode estar próximo.
"Agora, depois de 71 anos de ausência de um tratado de paz, nós passamos a um período em que vamos poder, gradualmente, passo por passo, com as nossas próprias mãos, realizar aquelas ações que permitirão tornar realidade o sonho dos antigos e atuais moradores antigos das ilhas [Curilas]", disse Abe.
Por seu lado, o presidente russo disse nesta coletiva de imprensa que "já está na hora de terminar o pinguepongue das Curilas".
Putin está efetuando a sua primeira visita ao Japão dos últimos 11 anos.
A visita já deu importantes resultados, com 68 acordos e memorandos assinados — inclusive um acordo de cooperação estratégica entre a russa Gazprom e as japonesas Mitsui e Mitsubishi, além do Banco Japonês para Cooperação Internacional. Hoje, o presidente russo e o primeiro-ministro japonês vão também participar do Diálogo de Negócios russo-japonês.