Em entrevista à Sputnik Persa, Vladimir Obydenov, presidente do Conselho Empresarial Russo-Iraniano junto à Câmara de Comércio da Rússia, destacou o caráter oportuno da ratificação desse documento.
Ao mesmo tempo Obydenov destacou que os dois países têm laços econômicos antigos, especialmente na área de energia, telecomunicações, gás e petróleo e na indústria. Porém, segundo ele, essa relação sofre com as sanções impostas em 2006 pelos EUA e Europa contra o Irã.
De acordo com Obydenov, o acordo ratificado criará um regime propício para investimentos bilaterais, bem como para transferência livre de capital dos investidores a partir do território russo ou iraniano.
Em 13 de dezembro, Teerã realizou o Fórum Empresarial Russo-Iraniano em que Obydenov estava presente. Ele revelou:
"Posso dizer que, lá, eu vi uma grande atividade dos nossos empresários russos interessados no negócio iraniano, no próprio país, na interação com parceiros iranianos em termos de negócios. Eu, como empresário, estou vendo grandes perspectivas de investimento e negócio no Irã."
Outras área importantes de cooperação bilateral, de acordo com Obydenov, são o setor ferroviário (fornecimento de vagões ao Irã e a construção de ferrovias nesse país) e energia nuclear.
"Claro que nessa cooperação surgem questões importantes – segurança dos investimentos russos, segurança dos nossos investimentos no Irã", ressalta.
Obydenov espera que seja executada a criação de tribunais de arbitragem, que visam solucionar eventuais questões controversas com o Irã. Para isso, já foram apresentadas várias iniciativas jurídicas e legais, acrescentou.