"Agora vamos nos concentrar em expandir esse modelo", disse Svein Gunnar Maeland à NRK.
Maeland está convencido no seu projeto, que foi elaborado para economizar grandes somas às companhias aéreas.
"O efeito é tremendo: uma companhia aérea com 100 aeronaves vai economizar entre 80 e 100 milhões de coroas [US $ 9 a US $ 11,5 milhões] por ano apenas com a redução em custos de combustível", argumentou Maeland.
Além disso, a nova tecnologia é mais ecológica e permite uma redução drástica no consumo de glicol ao remover o gelo da aeronave.
Svein Gunnar Maeland avançou com desenhos, esboços e planos. Em 2010, ele se associou a uma subsidiária do gigante norueguês Kongsberg e acabou atraindo mais investidores e parceiros. No verão de 2015, ele desenvolveu um modelo que demonstrou o princípio de lavagem do avião.
O apoio maciço da UE, que chegou como um presente de Natal para Maeland, permitiu que o projeto fosse finalizado.
"Estou muito animada com o financiamento da UE, a ideia é tão engenhosa que eu apenas esperava que a UE entendesse o seu ponto de vista", disse a prefeita de Skien, Hedda Foss Five, à NRK.