A Rússia e a Turquia lançaram os alicerces do plano para o regime de cessar-fogo em todo o território sírio, visando apresentá-lo à consideração de Damasco, comunicou a agência turca Anadolu, nesta quarta-feira (28).
Em 20 de dezembro, os chanceleres russo, iraniano e turco se reuniram em Moscou. Eles ressaltaram a importância de expandir o regime de cessar-fogo em toda a Síria e anunciaram a sua vontade de mediar um futuro acordo entre Damasco e a oposição.
A proposta conjunta de Moscou e Ancara deve entrar em vigor na meia-noite (da hora local), de 29 de dezembro, informa a mídia turca citando fontes anônimas.
O acordo de trégua será sujeito à aprovação do governo sírio e não se aplica às organizações terroristas que estão atuando no país.
Caso o acordo seja observado, diz a Anadolu, o governo sírio e os grupos de oposição vão organizar negociações de paz na capital cazaque, em Astana, devendo estas ser mediadas pela Rússia e Turquia. A proposta bilateral visa fazer avançar o processo político cuja base foi lançada pela resolução da ONU sobre a Síria.