Mais cedo o presidente da Rússia, Vladimir Putin, informou a celebração de acordos de cessar-fogo na Síria, que abrem o caminho para iniciar o processo político e de paz. Foram assinados três documentos: um entre o governo sírio e a oposição armada, referente ao cessar-fogo em território da Síria; um segundo, referente às medidas de controle do regime de cessar-fogo; e um terceiro, que manifesta a prontidão para o início das negociações políticas para normalização da situação na Síria.
"Foi manifestada a satisfação pela celebração dos acordos entre o governo sírio e a assim denominada oposição moderada sobre a suspensão dos combates em todo o território da Síria e sobre o início da normalização política, realizada por intermédio da Rússia e da Turquia. Nesse contexto foi destacada a importância dos esforços empreendidos para organizar o processo de negociações em Astana", informa o comunicado.
Kremlin também informou que Putin e Erdogan se manifestaram a favor do fortalecimento dos laços no combate ao terrorismo e destacaram que "o cessar-fogo não contempla os grupos terroristas e o Daesh".
Além disso, segundo o Kremlin, foram discutidos temas da agenda bilateral.