Inteligência da autoproclamada República Popular de Donetsk (DNR, sigla em russo) tem encontrado na linha de contato em Donbass lançadores múltiplos de foguetes (RSZO, sigla em russo) Uragan e obuses das forças de segurança ucranianas, disse na quinta-feira (29) o vice-comandante do comando operacional da DNR, Eduard Basurin.
"A nossa inteligência continua registrando o reforço de posições das VSU [Forças Armadas da Ucrânia] perto da linha de contato. Assim, na área de Elizavetovka foi registrada a chegada de três RSZO Uragan, na área de Starognatovka foi revelado o posicionamento de dois obuses autopropulsados de 152 mm Akatsiya", disse Basurin aos jornalistas.
"O comando ucraniano continua reforçando posições na linha de contato entre as partes com destacamentos do exército ucraniano, incluindo nacionalistas. Assim, ao povoado de Schastie [na linha de contato] chegaram vários grupos de destacamentos do corpo de voluntários ucraniano Sector de Direita", frisou Marochko.
Além disso, às posições das forças de segurança ucranianas no posto de controle Stanitsa Luganskaya chegaram militares da companhia de operações especiais da 3ª brigada operacional da Guarda Nacional da Ucrânia, como foi relatado pelo porta-voz do Ministério da Defesa da LNR.
"A situação na linha de contato não mudou significativamente e continua tensa", disse Marochko.
De acordo com a Milícia Popular, as forças de segurança ucranianas lançaram ao longo do dia anterior mais de 340 projéteis contra o território da LNR.